O Espaço
A necessidade de reforma do jardim no edifício de acesso da Natura Cajamar, surgiu junto às novas intervenções no campus fabril, lideradas pela equipe do escritório Loeb Capote.
O jardim circular fez parte da revitalização das áreas sociais e pontos de encontro, como um espaço para surpreender os funcionários em seu cotidiano, aliado às volumetrias variadas da edificação e suas qualidades espaciais internas.
A Natureza
O pé-direito alto, definido pela claraboia posicionada 15 metros acima, possibilitou a criação de um jardim que, ao longo do tempo, poderá se apropriar do vazio criado pelos volumes da arquitetura. Palmeiras e folhagens se misturam com uma riqueza de texturas e tons de verde, proporcionando contato físico direto com a natureza, mesmo dentro do edifício.
As Pessoas
Pensado como um ambiente multiuso, vizinho ao novo espaço colaborativo, buscamos explorar o impacto benéfico que a iluminação natural e a vegetação causam às pessoas, como explica a teoria da biofilia. Através da inclusão de elementos diretos e indiretos da natureza no interior dos edifícios, conseguimos melhorar a concentração, a capacidade cognitiva e a sensação de bem-estar no dia a dia dos funcionários e visitantes.